Remoção de Virus



Remova vírus a partir do computador infectado.





Uma tecnica bastente eficiente, consiste em retirar o HD do computador supostamente infectado com virus, colocar este HD como secundário em outro computador, com o Windows e antivirus atualizado e de boa qualidade, e fazer escaneamento total deste HD neste micro auxiliar. Depois disto retorna o HD ao micro original e são feitos os demais ajustes e correções.


Existem situações onde não e possivel fazer este procedimento. Por exemplo:
- Pela falta de um computador auxiliar,
- computador está na garantia e lacrado.


Neste caso pode tentar fazer o escaneamento a partir do computador infectado.
Depois que o vírus está instalado, uma da primeiras providencias dele e desabilitar ou modificar sua detecção, para que o antivirus deixe de detectar o programa com uma ameaça. Por isso é que torna dificil eliminar os vírus à partir do próprio computador contaminado.
O objetivo então é eliminar os programas indesejados a partir do próprio computador.

Existem algumas opções vou mostrar 3 (três).

ComboFix
É um programa criado e desenvolvido por sUBs, que efetua a varreduras por malwares conhecidos e quando encontra tenta efetuar a respectiva limpeza automática dessas infecções. Também gera um log (relatório) quando o scan é terminado, para que seja possivel remover grande maioria dos malwares. Este log contém informações essenciais para que um Assistente possa diagnósticar e coletar novos malwares e remover as infecções que não forem removidas automaticamente.
Baixar o utilitário ComboFix
Baixe também o manual ComboFix essêncial.

Ferramentas de Remoção de Software mal intencionado do Windows
Este aplicativo roda direto do Windows, escaneando as áreas e removendo um grande número de pragas. Pode ser executado a patir do próprio Windows, uma vez que faz do parte do próprio, mas como está cópia pode estar contaminada recomenda-se utilizar uma cópia externa.


Kaspersky Virus Removal Tool
Pode ser baixada direto do site da Kaspersky,
clique aqui
Para usar esta ferramenta, entre em modo de segurança, instale a ferramenta e a execute. Quando o micro estiver infectado, ela detecta muita coisa e não danifica o sistema. Depois do escanear o HD e memória, é recomendável remover a ferramenta do HD. Se por acaso não for possível entrar em modo de segurança baixar a ferramenta em outro pc, instalar o HD infectado como como secundário, ou seja, voltamos ao nosso método mostrado originalmente na ja citado.


Existem também outras ferramentas de detecção e remoção de virus, mas são pagas ou então são dificeis de usar, reservadas apenas para especialistas.
Sbmec Informática
Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

José Carlos Victor