Crie seu próprio BartPE, um mini-Windows que roda direto do CD, e melhor de tudo é totalmente grátis.

O BartPE e um CD de boot baseado no windows (XP e Server 2003), simplificado. Ele roda direto do CD e pode ser uma ferramenta muito boa na hora de consertar um computador, principalmente quando temos que trabalhar fora do nosso local de trabalho.
Basicamente e um sistema operacional enxuto, baseado no próprio Windows, e não depende de nehum programa instalado no HD, roda independente. Proporciona condições ideais para manutenção e recuperação de dados em caso de falhas.
Pode personalizar ou seja colocar as ferrmentas para manutenção que você utiliza no dia-a-dia. Tudo funciona no próprio ambiente Windows, bem enxuto, mas com programas conhecidos para os técnicos e aficionados. Basta inicializar pelo CD ou seja dar boot. Pode configurar os parâmetros da rede e da conexão com a internet.
Assim como acontece no Windows PE, o BartPE funciona através da criação de um disco RAM na mémoria do Sistema chamada de Ramdisk (é a área de memória destinada a funcionar como se fosse um disco rigido). Ambos não necessitam de disco rigido nem acesso a rede.
Quando inicializa com o BartPE , o tamanho do ramdisk estará configurado para 32MB e assumira a letra "B" como se fosse um disco virtual, da para mudar esse valor.

Cada boot do BartPE é uma nova instalação, o BartPE necessita dos arquivos originais do Windows, a fim de operar. Ele interpreta e condensa arquivos a partir de um CD do Windows configuração para criar o BartPE. Outras instalações podem ser incluidas no BartPE através da utilização de "plugins".


Uso prático :

Copiar e corrigir arquivos,

Consertar o HD

O HD pode estar danificado ou com problemas no sistema de arquivos. Pode se usar o BartPe para saná-lo.

Remover virus e spaywares.

Existe muitos antivirus e antispyware para o BartPE. Mesmo que não resolva totalmente o problema, ainda assim terá sido útil para tornar a instalaçao antiga operacional e poder fazer a migração dos dados para uma nova instalação.

Backup de dados

E comum encontrar computadores com problemas na instalção, o Windows não inicializa, corrompida por virus ou qualquer outro defeito. Quando isso acontece a primeira providência é salvar os dados, o BartPe ajuda muito.

Inicialize o computador com o BartPE, verifique se exite erros no HD, use a ferramenta chkdsk, inspecione os arquivos para listar os diretórios a serem copiados e faça o backup pela rede ou em um CD ou DVD.

Pode utilizar os utilitários do BartPE para verificar erros no disco, apagar a partição e deixar preparado para inicializar a nova instalãção do Windows.

Computador com problemas de boot

As causas mais comuns são erros no MBR (master boot record) ou na FAT (tabela de alocação de arquivos) assim como um sitema de arquivo danificado.

Pode ser substituido um ou mais arquivos com problema na inicialização, com o BartPe você procura na internet, na rede local ou no próprio CD pelo arquivo corrompido, apaga o que estiver no HD e substitui pela nova cópia.

Acessar a internet

Como é uma versão totalmente funcional do Windows, é possível acessar tanto a rede local como a internet e procurar soluções para o problema de determinado computador. Pode encontrar dicas para resolver o defeito, drivers ou arquivos para reparação, fazer download de ferramentas para diagnosticar o defeito e muito mais.

Verificação do hardware

Quando o computador está com defeito, e queremos verificar se o problema e hardware ou software. Inicia com o cd de boot do BartPE, se tudo funcionar bem, provavelmente o problema está na Winstalação do Windows. Assim e mais fácil diagnósticar o problema, localizar e corrigir.

Tentando ajudar preparei um tutorial, mas ficaria muito extenso no blog. Se você se interessar pode fazer o download . Eu acredito que o BartPE e um dos melhores boot para o Windows , e podemos concentrar varias ferramentas de nosso uso em um único CD/DVD.

O que contém o tutorial:

  1. Montando o BartPe,
  2. Adcionando Programas,
  3. Programas adcionais,
  4. Adicionando drivers,
  5. Personalizando,
  6. Onde obter Plugins.

Clique na figura e faça o download GRÁTIS do tutorial BartPE





Tutorial BartPE





Se tiver um site, blog ou mesmo se não tiver venha ganhar dinheiro comigo

3 comentários:

  1. VOU ESPLIMENTAR VAMOS VER SE CONSIGO FAZER , QUALQUER COISA DEIXA SEU MSN AE PRA GENTE TROCAR UMAS IDEIAS

    ResponderExcluir
  2. Oi Professor legal seu blog estou te seguindo
    valeu!

    ResponderExcluir
  3. Professor preciso de ajuda para personalizar o bartpe deixar ele em portugues adicionar mais programas , essas coisas ....

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.

José Carlos Victor