Tudo sobre Fontes de Alimentação



As Fontes de alimentação representam um elo importante nos sistemas de informática, principalmente quando desempenho e confiabilidade são fundamentais. Não deixe a escolha da fonte simplesmente para "aquela que vem com o gabinte".



Função de uma Fonte


Fornecer as tesões necessárias aos componentes de um computador de forma estável, sem ruidos ou ou transientes, e com potência suficiente. Parece simples, mas na realidade não é!


As fontes de alimentação devem fornecer várias tensões e sinais de controle que necessitam estar dentro de certos limites definidos por normas internacionais. Estas normas não são obrigatórias, fornecem informações que possibilitam a equipamenos, fabricados em diversos, paises, operarem em conjunto, isto é, uma pla-mãe desenvolvida em Taiwan pode operar com módulo de memória desenvolvido na Europa, um processador americano e uma placa de video japonesa.

Você chega a gastar R$ 1.000,00 por uma placa de video, mas dificilmente se dispõe a pagar mais por uma fonte de alimentação de qualidade.

OBS: A Fonte de alimentação e o único sistema que afeta todos os elementos do computador. Uma fonte ruidosa pode fazer com que a sua conexão com a internet fique lenta.

A norma que regula as especificações das fontes é a "Power Supply Design Guide" nela encontra todos os detalhes que devem ser obedecidos pelos fabricantes de fontes de alimentação. Quem tiver interesse, um arquivo PDF com as especificações poderá ser encontado no site:
www.formfactors.org

Junto a essas normas existem várias outas, geralmente ligadas aos paises, ou regiões onde se espera que a fonte seja comercializada, que regulam outros aspectos importantes, como, por exemplo, segurança, compatibilidade eletromagnética, etc.

Aprovação por diversos laboratóris reguladores:
Quando um fabricante recebe a aprovação de seu produto por um desses orgãoes, ele é autorizado a acrescentar um simbolo representativo na etiqueta do produto.

OBS: Em mercados mais exigentes como americano, europeu ou japoneis, a aprovação pelos orgãos é obrigatória para que o produto possa ser comercializado. Infelizmente no Brasil isso não ocorre, embora existam movimentos em busca de uma regulamentação do mercado eletrônico.
Em algumas fontes aqui no Brasil eles não colocam o filtro de entrada, que é uma parte fundamenta para ser certificada. Isso significa que estão disponibilizando apenas a versão de "baixo custo", sem a preocupação com o fato desses componentes serem importantes ou não.

E-book Grauito



Anatomia Fonte Chaveada (listagem de fontes que são verdadeiras Bombas)

Como descobrir o verdadeiro nome do fabricante da fonte de alimentação.


José Carlos Victor


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

José Carlos Victor