Virus incentiva desistalar software de segurança no PC


Cuidado

Variedade de trojan abre caixa de diálogo informando que o antivírus não possui certificado e que pode causar problemas no desempenho do computador



A empresa de segurança Symantec anunciou que um novo malware está rondando a internet. Trata-se de um vírus que desativa o software de segurança em funcionamento no computador.

Para que isso seja possível, o malware se disfarça de desinstalador de software e engana os usuários, incentivando-os a remover o antivírus do PC, tornando o computador vulnerável.

O vírus é uma variação do tipo cavalo de tróia, o Trojan.Fake.AV. Quando o trojan é executado, uma caixa de diálogo aparece solicitando que o usuário desinstale o software de segurança, avisando ainda que ele não possui certificado e que pode causar problemas de desempenho à máquina.

Assim, se o usuário clicar em "Ok" na caixa de diálogo, o programa de segurança realmente será removido do computador.

O vírus é capaz de iniciar o desinstalador de softwares de segurança da Symantec, AVG, Microsoft, Spyware Doctor e Zone Labs

Leia Mais…

Como usar o Multimetro



Muitos têm necessidade de utilização de um multímetro, mas pôr não ter idéia de como proceder, acabam desistindo vou mostrar uma forma simples de como se utilizar um multímetro para tarefas de medição simples que vão lhe auxiliar em consertos. Será mostrada também a diferença entre Corrente Alternada (AC) e Corrente Continua (DC), Medição de resistores (OHM), Corrente elétrica (Ampere), Continuidade etc. Cloquei 2 videos para facilitar o aprendizado.


Começaremos por explicar a diferença que a entre as correntes Alternada e Continua.

Obs: Se preferir pode fazer o download do tutorial

Corrente Alternada (AC)

Corrente alternada, ou CA (em inglês AC) é uma corrente elétrica cuja magnitude e direção da corrente varia ciclicamente, ao contrário da corrente contínua cuja direção permanece constante. A forma de onda usual em um circuito de potência CA é senoidal por ser a forma de transmissão de energia mais eficiente. Entretanto, em certas aplicações, diferentes formas de ondas são utilizadas tais como triangular ou ondas quadradas. É aquela que varia com o tempo, geralmente de forma senoidal, repetindo 60 ciclos/s ou 60 Hz (motores, geradores, transformadores, retificadores, instalações elétricas industriais e prediais.

Uma forma mais simples para definir a Corrente Alternada seria:

Corrente alternada, tensão fornecida pela companhia elétrica para sua casa.Você encontra na tomada onde é ligado seus eletrodomésticos etc.

Corrente Continua (DC):

Corrente contínua (CC ou, em inglês, DC) é o fluxo constante e ordenado de elétrons sempre em uma direção. Esse tipo de corrente é gerado por baterias de automóveis ou de motos (6, 12 ou 24V), pequenas baterias (geralmente 9V), pilhas (1,2V e 1,5V), dínamos, etc. Normalmente é utilizada para alimentar aparelhos eletrodomésticos de som e vídeo (entre 1,2V e 24V) e os circuitos digitais de equipamento de informática (Computadores, Modems, Hubs, etc.).

OHM:

O ohm é uma unidade de medida da resistência elétrica. Corresponde à resistência de um condutor quando percorrido por uma corrente de 1 ampere sob uma tensão de 1 volt.

É a intensidade de corrente elétrica constante com o tempo que, fluindo através de dois condutores retilíneos e paralelos, de comprimento infinito e seção circular infinitamente pequena, distanciados de 1 m, produz, entre esses condutores, em cada metro de comprimento, uma força eletrodinâmica.

Multímetros:

O multímetro é o aparelho usado para medir corrente elétrica (DCmA) ou (DCA), tensão contínua (DCV), tensão alternada (ACV) e resistência elétrica (Ω). A função do multímetro pode ser escolhida através da chave seletora localizada abaixo do painel. Existem dois tipos de multímetro: o analógico (de ponteiro) e o digital (de visor de cristal líquido). Cada um tem sua vantagem: o analógico é mais usado para testar componentes como: Transistores, capacitores, resistores etc.Enquanto o digital é melhor para medir tensões; podendo também medir componentes como os analógicos. Abaixo vemos os dois tipos de multímetros citados e funções.

Multímetro Analógico:

Possui um ponteiro no painel para indicar o valor da unidade a ser medida. É menos preciso que o digital na medida de tensões ou resistências, porém é o mais eficiente no teste de componentes eletrônicos. O ideal é que o multímetro analógico tenha a escala de X1 e X10K. Abaixo mostramos um modelo.















Exemplo de como utilizar a escala de Tensão continua para uma medição de uma bateria de 9V .
Primeiramente coloque na escala de Tensão continua selecionado sempre uma tensão superior a que será medida.
Escolha na escala 10v ou uma Tensão superior a esta se por ventura o multímetro não a tiver.
Coloque a ponta de prova negativa no contato negativo da bateria e o positivo no positivo.




Abaixo mostra como seria o resultado da medição.

Exemplo de como medir Corrente alternada com um multímetro analógico:

O procedimento para a medida de tensão alternada é muito parecido com a medida de tensão contínua. As escalas são parecidas, a leitura do painel é feita da mesma forma que a função DCV. A diferença é que a tensão alternada não tem polaridade, portanto a posição das pontas de prova não altera em nada a medida. Este teste é feito na rede elétrica ou nos transformadores dos circuitos eletrônicos.
Multímetro Digital:

Possui um visor de cristal líquido o qual já indica o valor medido diretamente. Abaixo temos um exemplo deste tipo com as funções indicadas na chave seletora.


Medindo tensão continua:

Coloque a chave na escala DCV mais próxima acima da tensão a ser medida. Ponha a ponta preta no terra ou qualquer outro ponto com potencial mais baixo e a vermelha no ponto de tensão mais alta. A leitura será próxima ao valor indicado.Isto dependerá da precisão no multímetro.

Medição de Tensão alternada:

Coloque a chave na escala ACV mais próxima acima da tensão a ser medida. A maioria dos multímetros digitais só tem duas escalas ACV: até 200 V e até 750 V. Meça a tensão não se importando com a polaridade das pontas. A tensão alternada nos circuitos eletrônicos costuma ser medida na entrada da rede ou nos secundários do transformador de alimentação do mesmo.

Medição de corrente elétrica:

Para usar o amperímetro, coloque a chave seletora na escala mais próxima acima da corrente a ser medida. Para isto é necessário saber qual a corrente que passa pelo circuito. Interrompa uma parte do circuito. Coloque a ponta vermelha no ponto mais próximo da linha de +B e a preta no ponto mais próximo do terra. Em assistência técnica quase não se usa o amperímetro devido a dificuldade da colocação das pontas de prova.

Medição de resistores:

Escolha uma escala do Ohmímetro mais próxima acima do valor do resistor a ser medido (200, 2K, 20K, 200K, 2M, 20M se houver). Meça o componente e a leitura deve estar próxima do seu valor. Este teste pode ser feito com bobinas, fusíveis, chaves, etc.

Uma tabela muito útil para medição de resistores é a do código de cores como mostro abaixo:

Cores 1º anel 2º anel 3º anel 4º anel
1º digito 2ºdigito Multiplicador Tolerância
Prata - - 0,01 10%
Ouro - - 0,1 5%
Preto 0 0 1 -
Marrom 01 01 10 1%
Vermelho 02 02 100 2%
Laranja 03 03 1 000 3%
Amarelo 04 04 10 000 4%
Verde 05 05 100 000 -
Azul 06 06 1 000 000 -
Violeta 07 07 10 000 000-
Cinza 08 08 - -
Branco 09 09 - -

Medição de semicondutores:

Nesta escala poderá medir Diodos e Transistores como mostro abaixo:

Diodos:


Transistores:




Podendo também medir a continuidade de fios pelo teste sonoro para saber se um cabo esta rompido.

OBS: Visando o aprendizado e como estamos tratando de manutenção de computadores, vou procurar desenvolver tutoriais voltado para eletrônica no computador, aguardem.

Dois Videos para ajudar

Video 1






Video 2




Um abraço e fique com Deus

José Carlos Victor

sbmeccursos@hotmail.com

http://www.sbmecinformatica.tk/

Leia Mais…

Tudo sobre Fontes de Alimentação



As Fontes de alimentação representam um elo importante nos sistemas de informática, principalmente quando desempenho e confiabilidade são fundamentais. Não deixe a escolha da fonte simplesmente para "aquela que vem com o gabinte".



Função de uma Fonte


Fornecer as tesões necessárias aos componentes de um computador de forma estável, sem ruidos ou ou transientes, e com potência suficiente. Parece simples, mas na realidade não é!


As fontes de alimentação devem fornecer várias tensões e sinais de controle que necessitam estar dentro de certos limites definidos por normas internacionais. Estas normas não são obrigatórias, fornecem informações que possibilitam a equipamenos, fabricados em diversos, paises, operarem em conjunto, isto é, uma pla-mãe desenvolvida em Taiwan pode operar com módulo de memória desenvolvido na Europa, um processador americano e uma placa de video japonesa.

Você chega a gastar R$ 1.000,00 por uma placa de video, mas dificilmente se dispõe a pagar mais por uma fonte de alimentação de qualidade.

OBS: A Fonte de alimentação e o único sistema que afeta todos os elementos do computador. Uma fonte ruidosa pode fazer com que a sua conexão com a internet fique lenta.

A norma que regula as especificações das fontes é a "Power Supply Design Guide" nela encontra todos os detalhes que devem ser obedecidos pelos fabricantes de fontes de alimentação. Quem tiver interesse, um arquivo PDF com as especificações poderá ser encontado no site:
www.formfactors.org

Junto a essas normas existem várias outas, geralmente ligadas aos paises, ou regiões onde se espera que a fonte seja comercializada, que regulam outros aspectos importantes, como, por exemplo, segurança, compatibilidade eletromagnética, etc.

Aprovação por diversos laboratóris reguladores:
Quando um fabricante recebe a aprovação de seu produto por um desses orgãoes, ele é autorizado a acrescentar um simbolo representativo na etiqueta do produto.

OBS: Em mercados mais exigentes como americano, europeu ou japoneis, a aprovação pelos orgãos é obrigatória para que o produto possa ser comercializado. Infelizmente no Brasil isso não ocorre, embora existam movimentos em busca de uma regulamentação do mercado eletrônico.
Em algumas fontes aqui no Brasil eles não colocam o filtro de entrada, que é uma parte fundamenta para ser certificada. Isso significa que estão disponibilizando apenas a versão de "baixo custo", sem a preocupação com o fato desses componentes serem importantes ou não.

E-book Grauito



Anatomia Fonte Chaveada (listagem de fontes que são verdadeiras Bombas)

Como descobrir o verdadeiro nome do fabricante da fonte de alimentação.


José Carlos Victor


Leia Mais…

Como Calcular o Valor Real da Fonte de Alimentação

Com os computadores modernos consumindo cada vez mais energia, a escolha de uma boa fonte de alimentação passou a ser crucial na hora de comprar um micro de alto desempenho. Para a nossa sorte existem no mercado várias fontes de alimentação de boa qualidade, tais como OCZ,
Thermaltake, Cooler Master e Seventeam, só para citar algumas das marcas presentes em nosso mercado.


As fontes de alimentação são classificadas de acordo com a sua potência (ex: 250 W, 300 W, 350W, 400 W, 500 W, 700W etc), mas o grande problema das fontes de alimentação mais simples é que a sua potência real não é a que está rotulada na fonte. Por exemplo, você pode comprar uma fonte de 400 W mas na realidade ela não ser nem de 350 W. Em bom português, a maioria dos fabricantes de fontes de alimentação "alteram" o valor da potência de seus produtos. Se pesquisar perceberá que as fontes de "marca" e maior que as fontes "comuns" de mesma potência. A principal razão e que essas fontes mais "caras" usam em sua classificação a potência "real" e não a potência nominal. Nas fontes mais caras quando o fabricante diz que a fonte e de 500W ela realmente tem essa potência, ao contrário do que ocorre com fontes mais baratas.
Mas como saber qual a potência real de uma fonte de alimentação? Precisará fazer alguns cálculos simples usando os números presentes na etiqueta que toda fonte de alimentação tem.

Toda fonte de alimentação possui seis saídas: +3,3 V, +5 V, +12 V, -5 V, -12 V e +5 VSB (também chamado "standby"). Nesta etiqueta há descrita a corrente que cada uma dessas saídas é capaz de fornecer. A corrente é dada em uma unidade chamada Ampère (A).
Para saber a potência que cada uma dessas saídas fornece, basta multiplicar a tensão (em volts) pela corrente (em ampères). No caso das tensões negativas, você não deve considerar o sinal de menos.
Vamos tomar o exemplo real da fonte Troni PS-400S, que é rotulada como sendo de 400 W.
Vamos ver qual é a potência real desta fonte. As suas saídas fornecem as seguintes correntes:

15 A (+3,3 V)
29 A (+5 V)
11,5 A (+12 V)
0,5 A (-5V) 0,5 A (-12 V)
1,5 A (+5 VSB)

Temos então as seguintes potências:

49,5 W (+3,3 V x 15 A)
145 W (+5 V x 29 A)
138 W (+12 V x 11,5 A)
2,5 W (-5 V x 0,5 A)
6 W (+12 V x 0,5 A)
7,5 W (+5 VSB x 1,5 A)

Para obtermos a potência total da fonte não podemos simplesmente somar todas as potências individuais porque as fontes de alimentação para PCs usam um conceito chamado potência combinada, somar todas as potências individuais é uma das formas de se maquiar a potência total da fonte. Para as saídas de +3,3 V e +5 V você deve considerar somente o valor da maior potência entre essas duas saídas (no nosso exemplo, devemos considerar 145 W da saída de +5 V e ignorar o valor 49, 5 W da saída de +3,3 V).

Na prática, isso significa somar o valor de todas as potências individuais, ignorando, porém, o valor da potência da saída de +3,3 V.

Aplicando esta regra, temos que a nossa fonte de alimentação é de 299 W (145 W + 138 W + 2,5 W + 6 W + 7,5 W) e não de 400 W como está rotulada!

Em sua defesa, os fabricantes afirmam que rotulam suas fontes com a potência "de pico" que elassuportam. Mas, cá entre nós, é só uma justificativa para empurrar um produto mais simples como se fosse um outro mais potente.

Nesse exemplo a grande diferença de uma fonte Real para uma fonte Genérica.


Como Calcular o valor real e nominal da Fonte de Alimentação
.


Vamos fazer contas de um outro exemplo, mas calma e bem simples.

Fonte rotulada de 300 Watts.

+12v-12v+5v-5v+3,3v e 5vsb são as tensões padrões das fontes.

7 - 0,5 - 14 - 0,5 - 1,0 e 0,8. (ampéres)

OBS: Esses valores são encontrados nas fontes onde os fabricantes indicam amperagem.

Vamos calcular o valor Nominal da Fonte.

Multiplique os valores.

+12v x 7 = 84

-12v x 0,5 =6

+5v x 14 = 70

-5v x 0,5 = 2,5

+3,3v x 1,0 = 33

+5 vsb x 0,8 = 4

Para achar o valor nominal somam todos os valores.

84+6+70+2,5+33+4= 199,5 esse e o valor nominal da fonte.

Vamos procurar o Valor Real da fonte:

+12v - 12v +5v - 5v +3,3v +5svb

7 0,5 14 0,5 1,0 0,8

84 60 70 2,5 (33) 4

Retire o menor valor obitido entre +5v e 3,3v e subtraia com o valor encontrado na fonte nominal.

Veja +5v x 14 = 70 e 3,3v x 1,0 = 33 então vamos encontrar:

O valor da real da fonte: 199,5 -33 = 166,5 valor real da fonte

OBS: quando não encontrar o valor de 5vsb na fonte, coloque sempre 10.

Leia Mais…

Instalação do XP, Vista e Seven no Pendrive




A instação de Sistema Operacional no pendrive pode ter muito útil.
Principalmente se precisa instalar o Sistema Operacional em Netbook, ou levar a instalação junto com você para uma possível matutenção.



Como Funciona este prograna

Para utilizar este programa, você precisa de um CD e um pendrive.

ATENÇÃO: o conteúdo do pendrive será formatado, o que implica na perda de tudo que estiver armazenado nele. Caso você não queira que isto venha a acontecer, insira um pendrive que não esteja utilizando e com conteúdo em branco ou que possa ser apagado.







Download do software Win To Flash 0.6.0008

Leia Mais…

Aprenda a Criar, Mesclar e Redimencionar Partições sem destruir os Dados


O Partition Magic é um particionador que cria partiçõs nos discos rigidos, sem perder os dados já armazenados.
É possivel visualizar informações completas sobre a geometria do disco rigido e do sistema de hardware, bem como redimensionar os diretórios raiz, a fim de abrir mais espaço para nomes longos de arquivos.
O software conta com a segurança e confiabilidade da marca Symantec e propicia aos profissionais uma maneira rapida e fácil para criar partições em discos rigidos para armazenar informações importantes como dados, apliacativos e sistemas operacionais. Ele habilita a segurança dos dados ao separá-los fisicamente dos outros arquivos. Assim também e muito mais fácil para fazer backups.
Assita o video veja como e facil de trabalhar com o Partition Magic.



Leia Mais…

Quando Formatar seu HD será que devo ou não?


As vezes e dificil saber se devemos ou não formatar nosso HD, mas tem situações que isso se faz necessário assista o video e veja o que aconteçe com seu HD e a melhor forma de cuidar do mesmo.
Com certeza você já passou por essa situação, você mesmo formatou ou teve que levar a outra pessoa para fazer o serviço.





Se tiver interesse em softwares para fazer a manutenção de seu pc de uma olhada em Kit de ferramentas para o Windows XP

Leia Mais…

Windows Seven não é uma cópia original

Se você esta tendo problemas com o Windows Seven, está aparecendo a mensagem o Windows Seven não é uma cópia original, assista o video e baixe tutorial e software para tirar essa mensagem.







Tutorial e software

Leia Mais…

Kit de ferramentas para o Windows XP

Software para deixar seu pc novo sem gastar um centavo. Estes softwares que vou mostrar e recomendado pela própria Microsoft e são excelentes, assista as video aulas e faça o download dos programas. São verdadeiras vitaminas para o seu pc. Agradeço ao Tokusou por ter cedido os videos que são muito bons.



Download Kit completo


Segundo Video



Terceiro Video



Quarto Video



Quinto Video



Sexto Video



Download Kit Completo

Leia Mais…